O Estado da Bahia foi autorizado a contratar operação de crédito externo, garantida pela União, com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), no valor de US$ 60 milhões. Em regime de urgência, o plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (10), parecer favorável à operação emitido pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
De acordo com relator, senador Wellington Dias, os recursos da operação destinam-se ao ‘Programa com Enfoque Setorial Amplo das Áreas de Saúde e Recursos Hídricos do Estado da Bahia’, e deverão ser aplicados até 31 de dezembro de 2015. O objetivo do programa é reduzir a taxa de mortalidade e as despesas com consultas médicas e hospitalizações provocadas pela falta de acesso à água potável. Os principais beneficiados do programa serão crianças de 1 a 4 anos de idade e adultos maiores de 65 anos.
Serviços
Os resultados esperados com a execução do programa são aumento do número de famílias com acesso aos serviços de água potável, nos distritos onde não está disponível ainda, aumento da cobertura com a vacina do rotavírus, melhorias nas unidades neonatais nos hospitais do estado, e ampliação das equipes do Programa Saúde da Família (PSF).
Para a senadora Lídice da Mata, o programa ajudará a reduzir a mortalidade infantil ao ampliar a oferta de água potável em regiões com significativo índice de doenças e contaminação de alimentos.
Segundo o senador Walter Pinheiro, os recursos serão fundamentais porque vão incrementar os programas estaduais e garantir o fortalecimento das instituições envolvidas na gestão de recursos hídricos, planejamento, e saúde do estado. A previsão, de acordo com ele, é de que os desembolsos dos US$ 60 milhões ocorrerão ao longo dos próximos quatro anos, após a realização do contrato com o Bird. Outra vantagem é o prazo de pagamento, que ocorrerá ao longo ao longo de 25 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário