terça-feira, 7 de novembro de 2017

Salvador recebe convenção para Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial


Salvador recebe, até esta quarta-feira (8), a Convenção Preparatória para o Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial. O evento é promovido pelo Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA), organismo internacional, especializado em agricultura e bem-estar rural, vinculado à Organização dos Estados Americanos (OEA), com o apoio do Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

 O objetivo da convenção é receber contribuições conceituais e metodológicas dos fóruns anteriores e da experiência latino-americana na implementação de políticas públicas, com enfoque territorial. No primeiro dia de evento, na segunda (6), o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, enfatizou que essa é uma agenda positiva, que tem a participação das secretarias de Planejamento (Seplan), de Cultura (Secult), de Tecnologia, Ciência e Inovação (Secti) e Educação, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará, dos colegiados e movimentos sociais, além de destacar a importante coordenação do IICA.

 Jerônimo observou ainda que esse é um momento em que o Governo do Estado fortalece a política territorial com iniciativas importantes como a construção coletiva do Plano de Desenvolvimento Integrado, que planeja ações para o desenvolvimento da Bahia até o ano de 2035. “É uma honra sediar esse evento, que nos coloca em um lugar de responsabilidade de continuar se esforçando para realizar ações que contribuam para o desenvolvimento do estado da Bahia. Por outro lado, a convenção é uma oportunidade de beber na fonte de quem está realizando essa política em outros países”, destacou.

 De acordo com o representante do IICA na Colômbia, Humberto Oliveira, a convenção se realiza na Bahia como um ato de transferência desse evento do Brasil para a Colômbia, pelo estado ser referência nacional em Desenvolvimento Territorial. “A convenção é fundamental para a definição dos temas centrais que serão discutidos no XII Fórum, no próximo no ano de 2018, em Bogotá”. 

Oliveira explicou que o evento sempre foi realizado no Brasil e pela primeira vez acontecerá em outro país. “A Colômbia foi escolhida por ser um país que tem hoje o tema do desenvolvimento rural como um tema central, além de ser um tema que integra também um Acordo de Paz realizado naquela nação”.

 Também foram lançados durante o evento os livros 'Territórios de Identidade e Políticas Públicas na Bahia: gênese, resultados, reflexões e desafios', de autoria do diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, e 'O Mundo Rural na Bahia: Democracia, Território e Ruralidades', organizado pelo historiador Danilo Uzêda.

Nenhum comentário: