segunda-feira, 19 de setembro de 2011

BROTAS DE MACAÚBAS LEMBRA OS 40 ANOS DA MORTE DE LAMARCA E ZEQUINHA


Ex-militantes da luta contra a ditadura militar, estudantes e autoridades políticas, entre elas o secretário de Cultura do estado, Albino Rubim, participaram neste fim de semana na cidade de Brotas de Macaúbas, a 599 quilômetros de Salvador, das atividades que marcaram os 40 anos da morte de Lamarca e Zequinha. A homenagem aos dois heróis do movimento de resistência ao regime militar constou de um ato político, visita ao local onde eles foram executados e o lançamento de um vídeo documentário.
Considerado mártir da luta contra a ditadura, o carioca Carlos Lamarca era capitão do Exército e, em 1969, desertou para se tornar comandante da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), um dos principais movimentos armados de resistência ao regime. Por conta disto, ele passou a ser considerado o inimigo número um dos militares. Perseguido, fugiu da região sudeste do país. Ao lado do amigo e companheiro de militância José Campos Barreto, o baiano Zequinha, eles chegam à localidade de Pintada, na zona rural de Brotas de Macaúbas, terra natal do amigo.
Descobertos pelos militares, eles foram caçados e mortos num episódio que traumatizou toda a comunidade local pela brutalidade da ação.

Nenhum comentário: