segunda-feira, 19 de setembro de 2011

CMPC incentiva saúde do homem


Com o objetivo de conscientizar o público masculino sobre a necessidade de dedicar mais atenção à saúde, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde e Fundação Hospitalar está promovendo a Semana de Saúde do Homem no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC).
A ação, com o tema “Cuide da Saúde – Homem que se cuida não perde o melhor da vida”, tem como meta atender mais de mil homens. O lançamento oficial, na manhã desta segunda-feira (19), contou com a presença do prefeito Tarcízio Pimenta, presidente da Fundação Hospitalar, Jair de Jesus, vereador José Sebastião Alves e pacientes da unidade.
A programação inclui palestras sobre prevenção ao câncer de próstata, alimentação saudável, DST/ AIDS, importância da realização de exames preventivos, o consumo de álcool e fumo, dentre outros. Além da ação educativa, a Semana irá disponibilizar exames de glicemia, coleta de PSA, aferição de pressão arterial e consulta com urologista.
Em seu discurso o prefeito Tarcízio Pimenta falou sobre os altos índices de casos de câncer de próstata. “O homem normalmente cobra das mulheres a atenção com a saúde e esquece de cuidar de si próprio, o que implica no surgimento de doenças como o câncer de próstata, que é o calo no sapato do homem, mas tem cura. Por isso é importante que procurem as unidades de saúde, busquem atendimento e tratamento”, alertou.
De acordo com a coordenadora da unidade, Liamara Oliveira Souza, durante a Semana de Saúde do Homem serão realizados ainda distribuição de preservativos e sorteio de brindes como forma de atrair mais indivíduos.
“Estamos empenhados em despertar nos homens do município o interesse em se prevenirem. Atendemos uma média de 500 pacientes do sexo masculino por mês, mas é preciso que este número cresça e que os homens tomem conhecimento dos serviços que são disponibilizados para eles”, informou.

Nenhum comentário: