quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Os maus “políticos” da privada

Você conhece algum caso de corrupção, de furto, de desvio de dinheiro, de fraude na iniciativa privada? Duvido que alguém não conheça pelo menos um caso.
Não sei se seria estupidez afirmar que as falcatruas no setor privado mexem com tantos milhões quanto no setor público!
Eu conheço dezenas de casos, mas dois, em particular, considero emblemáticos e mostram exemplos bem distintos.
Um deles era coisa grande. Eu trabalhava numa empresa que prestava serviços a indústrias, muitas indústrias. E rotineiramente presenciava os contatos comerciais da firma se queixar das propinas que tinham que pagar a executivos dessas fábricas, para que nós não perdêssemos os clientes. E tudo era calculado com percentuais sobre os valores dos serviços!
O outro era coisa de ladrão barato, como se diz na gíria. O cara era gerente de uma grande empresa, onde também trabalhei. Era danadinho a fazer pequenos furtos de uma grana dali, outra daqui.
Um dia, ele chegou à ralé do furto: estava viajando, num carro da firma e com motorista, quando houve uma parada para abastecimento. Ele desceu do veículo, ficou ali circulando pelas bombas de combustíveis, até quando avistou um talão de notas fiscais em cima de uma delas. Não titubeou, abriu o talão e arrancou umas quatro ou cinco notas, pra depois enxertar em despesas de viagem.
Pra passar uma imagem de honesto, esse gerente de mão leve costumava checar a autenticidade das notas que os empregados apresentavam nas despesas!

farinhanosaco.com.br

Nenhum comentário: