sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Seca/ Decretado estado de emergência na zona rural


A perda da safra de feijão e milho na zona rural em virtude do longo período de estiagem motivou a Prefeitura de Feira de Santana a decretar “Situação de Emergência” nos distritos de Maria Quitéria, Matinha, Jaguara, Bonfim de Feira, Tiquaruçu, Jaíba, Humildes e Governador João Durval Carneiro.
O decreto de nº 8.378 de 19 de setembro de 2011 foi publicado nesta sexta-feira (23) em jornal de circulação local e permanece em vigor por um período de 120 dias. De acordo com o documento, o Relatório de Amostragem do Programa Garantia Safra do Município de Feira de Santana (SAFRA 2010-2011) apontou perdas na safra de grão superior a 70%, provocadas pelas estiagens na fase de floração e maturação das sementes.
Conforme o secretário municipal de Agricultura, Ozeny Moraes, a Situação de Emergência tem como propósito assegurar recursos das esferas Estadual e Federal para atender os 9.500 trabalhadores rurais que perderam a safra e que não foram beneficiados pelo Seguro Safra.
“Feira de Santana tem o maior programa municipal brasileiro de agricultura familiar com 12 mil agricultores. A Prefeitura disponibilizou quatro mil cotas do Seguro Garantia Safra, mas apenas 2.600 aderiram ao programa. Com o decreto vamos buscar recursos para viabilizar a contratação de carros pipa, abrir frentes de serviço e adquirir cestas básicas para atender os produtores rurais que perderam a safra”, explica Ozeny.
O secretário informa que o prefeito já assinou ofício para ser enviado ao governador do Estado, Jaques Wagner, informando sobre a situação e destaca os investimentos aplicados na zona rural neste ano. “Este ano foram mais de R$ 1,5 milhão investido na agricultura familiar. Foram 17 mil horas de trator, mais de 15 mil tarefas trabalhadas e plantadas e 132 toneladas de sementes de feijão e milho distribuídos aos agricultores”, enumerou.

Nenhum comentário: