terça-feira, 20 de setembro de 2011

Número de passageiros de avião deve crescer 20% no verão, prevê ministro


O número de passageiros nos aeroportos brasileiros durante o verão, a alta temporada do turismo, deverá ter um aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano passada.
A estimativa foi divulgada ontem (19) pelo ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, durante o 29º Encontro Econômico Brasil-Alemanha. De janeiro a julho deste ano, o setor também cresceu 20%.
"De janeiro a julho, em relação ao mesmo período do ano passado, o Brasil cresceu 20% e a China, 7,8%", comparou Bittencourt. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), 155 milhões de brasileiros passaram pelos aeroportos do país em todo o ano passado.
Apesar do forte aumento, ele disse que não há preocupação com gargalos que possam atrapalhar os embarques e desembarques no verão.
"Não [me preocupa], porque estamos nos preparando pa ra isso. Já tivemos várias reuniões com as companhias aéreas, com a Anac [Agência Nacional de Aviação Civil], com a Infraero e com o Dcea [Departamento de Controle do Espaço Aéreo] para nos prepararmos para essa época. Teremos outra reunião no mês que vem."
Segundo ele, a melhoria de gestão nos aeroportos é um trabalho conjunto voltado ao bom atendimento dos passageiros.
De acordo com o ministro, todos os agentes do setor podem aprimorar sua atuação.
"O que todos podemos fazer é melhorar. As companhias aéreas podem planejar melhor os voos, nós podemos planejarmos melhor a operação dos aeroportos. Todas as medidas serão tomadas e os aeroportos estarão tranquilos no final do ano."
Bittencourt assinalou ainda que há alternativas para implementar no país, incluindo o uso de hidroaviões, que pousam na água e são úteis especialmente em regiões de difícil acesso.
"Todas as alternativas devem ser estudadas. Não se deve excluir nada. Há regiões d istantes, com florestas. No Canadá se pousa em lagos. São ideias, não são propostas objetivas ainda."

Nenhum comentário: