terça-feira, 20 de setembro de 2011

GOVERNADOR PARTICIPA DA ENTREGA DO TÍTULO DE ‘DOUTOR HONORIS CAUSA’ A LULA


O governador Jaques Wagner, a primeira-dama, Fátima Mendonça, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegaram juntos às 11h30 desta terça-feira (20) à reitoria da Universidade Federal da Bahia, no bairro do Canela, em Salvador, onde Lula recebeu o título 'doutor honoris causa' da UFBA. A solenidade foi aberta pela reitora Dora Leal Rosa.
Em seu pronunciamento, referindo-se a Lula, Wagner disse: "Durante a sua trajetória, o senhor promoveu a valorização da mais nobre das atividades humanas, a política. Depois de tanto desencantamento do povo, o senhor conseguiu engrandecer a política. Ela que comanda, dentro da democracia, o destino de um povo e de um país. Parabéns ao senhor, doutor honoris causa, Luiz Inácio Lula da Silva."
Wagner destacou, ainda, as lutas do ex-presidente pelas Diretas Já, pela democracia e justiça social. Ainda em seu discurso, o governador lembrou a contribuição decisiva de Lula por ter inserido o Brasil no cenário internacional. "Sei o quanto de felicidade interior o senhor carrrega depois de oito anos na Presidência, e sei também a felicidade que o senhor carrega por tudo que fez por nosso povo. Além de tudo isso, pela sua liderança inquestionável, Lula ajudou a eleger a primeira mulher presidente do Brasil, Dilma Rousseff."
A outorga do título foi definida pelo Conselho Universitário da instituição em 30 de outubro de 2002, atendendo à proposta da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. A honraria é conferida por universidades para pessoas que tenham se distinguido pelo saber ou atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.

Nenhum comentário: