sábado, 19 de novembro de 2011

Comenda Zumbi dos Palmares


Vereador Justiniano França, Wil Carvalho, vereador Carlos Alberto e o deputado Carlos Geilson

Em véspera do Dia da Consciência Negra, comemorado a cada 20 de novembro, a Câmara Municipal de Feira de Santana homenageou nesta sexta-feira (18) duas personalidades locais, que realizam relevantes trabalhos em defesa das diversas culturas de matriz africana no Brasil.
Atendendo as proposições de autoria do vereador Carlos Alberto Costa Rocha (PMDB), foram condecorados com a Comenda Zumbi do Palmares, a professora Joseane Assis Santos Sena e o músico Alberto Luiz Gonçalves de Oliveira, conhecido como Beto Maravilha. A sessão solene contou com a participação da cantora Wil Carvalho, que palestrou e fez um breve show ao final.


Carlos Geilson e Beto Maravilho

Já aos 18 anos, Joseane Assis passou a participar da Frente Negra Feirense, filiou-se ao Movimento Negro Unificado (MNU) e atuou durante 10 anos no Movimento de organização Comunitária (MOC). É formada em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana, pós-graduada em Metodologia do Ensino Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade Estadual da Bahia, professora atuante e coordenadora pedagógica de Gênero e Etnia da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de Conceição da Feira.



Carlos Geilson e Joseane Assis, que aparece ao lado do esposo e filho

Beto Maravilha também iniciou sua trajetória militante na juventude, tendo a música como principal arma de combate ao racismo e a valorização da cultura negra. Fez parte do Afoxé Flor de Ijexa e Pomba de Malê, fundou o Afoxé Zimbabwe, foi um dos fundadores do bloco afro Muzembela, criou a banda de Reggae “Beto maravilha e Banda”, participou da idealização dos famosos arrastões do bairro Rua Nova do Paletó pela Paz e continua atuante, compondo canções para os blocos afros e afoxés.

Nenhum comentário: