sexta-feira, 25 de novembro de 2011

VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA SERÁ REALIZADA ATÉ O DIA 30

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa está na reta final na Bahia. Os criadores têm até o dia 30 deste mês para vacinar e declarar os rebanhos bovino e bubalino nos escritórios locais da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).
Nesta etapa, apenas os animais com idade até 24 meses devem ser vacinados, mas é necessário declarar todo o rebanho, mesmo os produtores que não possuem bovinos para vacinar nesta etapa de novembro. Já nos oito municípios que compõem a zona de proteção todo o rebanho deve ser vacinado e declarado.
Para comprovar a vacinação do rebanho, o criador deve se dirigir até um dos escritórios da Adab, estrategicamente localizados nos municípios baianos, e apresentar a nota fiscal da compra da vacina e informar a data de realização da vacinação, além da quantidade de animais vacinados por faixa etária.
“O pecuarista que não vacinar ou deixar de declarar seu rebanho estará sujeito às penalidades previstas em lei. Vale lembrar que a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) está condicionada à regularização do seu cadastro junto à Adab, com a comprovação da vacinação”, explicou o diretor de defesa animal da agência, Rui Leal.
Segundo Antônio Lemos Maia, responsável técnico do Programa Estadual de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa na Bahia, a manutenção dos índices elevados de vacinação é condição essencial para a manutenção e evolução da agropecuária baiana. “Os resultados da campanha de vacinação não refletem somente na abertura de novos mercados, mas também na formação dos preços internos dos produtos de nossa agropecuária e na geração de trabalho e renda”.

Nenhum comentário: