quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Preso por engano por 19 anos, homem morre após receber indenização

Recife (Pernambuco) - Depois de ser preso por engano e condenado a 19 anos de prisão injustamente, o mecânico Marcos Mariano da Silva, 63 anos, morreu na terça-feira, em Recife, Pernambuco, de causas naturais. Marcos passou quase duas décadas no Presídio Aníbal Bruno, acusado de homicídio, e ficou cego depois que estilhaços de uma bomba lançada durante uma rebelião atingiu um de seus olhos. Ele foi solto em 1997.

De acordo com o site Pernambuco.com, em 2006, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) ordenou que o governo de Pernambuco o indenizasse em R$ 2 milhões, dinheiro que só veio a ser pago em 2009.

Marcos foi preso em 1976 depois que um homem ferido se debruçou sobre seu carro. Quando a polícia chegou e viu a cena, com o homem já morto, acusou o mecânico de ser autor do crime. Segundo a reportagem, quatro anos depois, o verdadeiro assassino foi capturado e Marcos foi solto, mas um policial que estava na operação que o prendeu da primeira vez o reconheceu na rua e, dizendo que ele havia fugido, levou-o de volta ao presídio, onde passou mais 15 anos atrás das grades.

Nenhum comentário: