quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Bel Pires lança livro sobre poeta feirense Aloísio Resende


Na próxima terça-feira (29), o professor e historiador Bel Pires lança o livro “Aloísio Resende, poeta dos candomblés: história das populações negras em Feira de Santana”. O evento será realizado no Museu de Arte Contemporânea (MAC), a partir das 20 horas.
A obra contou com patrocínio cultural da Prefeitura de Feira de Santana e o apoio do grupo de pesquisa Populações Negras: Pesquisa e Extensão, da Uneb/CNPq e foi produzida com a colaboração do artista visual Gabriel da Silva Ferreira e do mestre em Literatura e Diversidade Cultural Denílson Lima Santos.
Neste livro são abordados aspectos relativos a ancestralidade e a produção e atuação do poeta e escritor negro Aloísio Resende, ferrenho defensor do candomblé e das manifestações da religiosidade afro brasileira, que morreu em 1941.
Sobre o autor
Bel Pires é professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) – Campus de Itaberaba, mestre de capoeira angola e doutor em estudos étnicos africanos pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Ele á autor dos livros “No tempo dos valentes: os capoeiras na cidade da Bahia”, pela editora Quarteto (2005) e de “Capoeira, identidade e gênero: ensaios sobre a história social da capoeira no Brasil” publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia – Edufba (2009).

Nenhum comentário: