terça-feira, 29 de novembro de 2011

II Encontro Baiano da Rede Samu


Condutores, técnicos de enfermagem, médicos e enfermeiros que atuam nas unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de todo o Estado estão prestigiando o II Encontro Baiano da Rede Samu 192 em Feira de Santana. A solenidade de abertura foi realizada na noite de ontem segunda-feira (28), no Auditório Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
O secretário de Saúde, Getúlio Barbosa; coordenadora do Samu, Maíza Macedo; técnica da Coordenação de Urgência do Estado, Regina Miranda; coordenadora do Colegiado do curso de Enfermagem da Uefs, Yvis Braga Veloso; e a diretora geral do Hospital Geral Clériston Andrade, Iraci Leite, compuseram a mesa durante a solenidade.
Maíza Macedo observou que o evento reflete o compromisso da gestão municipal em cumprir a Política Nacional de Atenção às Urgências. “Esse momento representa um espaço para perspectivas de aprendizado e melhoria. Vamos fortalecer o conhecimento técnico e científico e avaliar as ações realizadas para direcionarmos as ações futuras”, ressaltou, lembrando que “as equipes de intervenção enfrentam situações adversas todos os dias, mas têm como principal meta qualificar o atendimento prestado à população”.
O secretário Getúlio Barbosa destacou a importância do trabalho realizado pelo Samu ao enfatizar o tema do evento “Discutindo saúde para salvar vidas”. “O melhor retrato da missão salvar vidas é representado pelo Samu. Todos os servidores deste órgão devem se sentir realizados, pela magnitude do trabalho que realizam. Como o Sistema Único de Saúde (SUS) é um ideal que não foi concretizado 100%, temos ainda muitas deficiências. O principal mecanismo para salvar vidas é investimento”, salientou.
Já a coordenadora do Colegiado de Enfermagem da Uefs, Yvis Veloso, defendeu que a atenção às urgências deve fluir em todos os níveis do SUS. “A assistência deve ser organizada desde as Unidades Básicas, Equipes de Saúde da Família até os cuidados pós-hospitalares na recuperação e reabilitação”, frisou.
O II Encontro Baiano da Rede Samu engloba também o II Encontro Municipal de Atenção às Urgências de Feira de Santana e a I Mostra Estadual de Pesquisa Samu 192. Palestras, discussões e mesas redondas irão acontecer das 8 às 17h30, nesta terça-feira (29) e quarta-feira (30).


Secretário de Saúde, Getúlio Barbosa

Nenhum comentário: