quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Campanha pelo Desarmamento


A Campanha pelo Desarmamento em Feira de Santana recolheu1.098 armas sendo que sessenta por cento foram entregues por homens os outros 26% por mulheres e 14% casais. Os armamentos foram provenientes ainda de outros municípios como Santa Bárbara, Sapeaçu, Ribeira do Pombal e Cipó.
A informação foi divulgada pelo coordenador regional da campanha e coordenador nacional da Ong MovPaz, Clóves Nunes, durante entrega das armas ao Exército Brasileiro na manhã desta quinta-feira (17).
A solenidade foi realizada no 1º Batalhão da Polícia Militar e contou com a presença do prefeito Tarcízio Pimenta; secretário municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mizael Freitas de Santana; comandante da Guarda Civil Municipal, Marcos Vinícius Alves; e tenente coronel da Polícia Militar e presidente do Comitê Feirense pelo Desarmamento, Martinho Antônio Nunes.
As 1.098 armas foram coletadas entre janeiro de 2010 e 17 de novembro deste ano. Foram entregues revólver calibres 32 e 38, carabina, escopeta, garruncha, refle, espingarda, pistola 380 e pistola calibres 22, 32 e 38. Conforme os dados levantados pelo coordenador da MovPaz, no que se refere à faixa etária das pessoas que entregaram o armamento, Clóves Nunes diz que 78% têm 30 a 60 anos, 17% com 16 a 29 anos e 5% têm 60 a 76 anos.
Segundo o tenente coronel Martinho, o número de homicídios reduziu 17,48% com relação ao ano passado. “É a primeira vez que vejo um registro de diminuição de crimes, e a campanha está contribuindo para esse resultado. Por isso solicitamos que o Exército Brasileiro destrua as armas arrecadadas”, disse.

Nenhum comentário: