quarta-feira, 30 de novembro de 2011

INAUGURADA NA BAHIA FÁBRICA DE AEROGERADORES PARA PRODUÇÃO DE ENERGIA EÓLICA



A primeira fábrica de aerogeradores da empresa francesa Alstom na América Latina foi inaugurada nesta quarta-feira (30), no Complexo Industrial de Camaçari. De acordo com o chairman e CEO da Alstom, Patrick Kron, a Bahia foi escolhida por ser considerada o segundo parque eólico do país e também pelo polo industrial que tem, o que facilita a implantação da fábrica.
A unidade conta com investimento inicial de R$ 50 milhões e tem capacidade de 300 MW por ano. Vai gerar até 150 empregos diretos e será responsável pela montagem de equipamentos para importantes projetos do setor eólico no Brasil e na América Latina.


Segundo o governador Jaques Wagner, mais empresas do setor eólico demonstraram interesse em se instalar na Bahia, entre elas, uma fábrica de pás (nacelles) e torres. "Dessa forma, vamos nos consolidando no setor eólico. Temos nos esforçado para desenvolver nosso estado ainda mais, com atração de empresas e investimentos".


Primeiro parque eólico da Bahia

Até o final do ano, entra em operação o primeiro parque eólico da Bahia, instalado na cidade de Brotas de Macaúbas, na Chapada Diamantina. Cada um dos 57 cata-ventos gigantes que formam o parque tem 80 metros de altura. Eles vão aproveitar a força dos ventos e produzir eletricidade suficiente para abastecer uma cidade com mais de 200 mil habitantes. A meta estadual é que sejam implantados outros 51 parques eólicos.

Nenhum comentário: