quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Feira de Santana / Combate ao consumo de carne clandestina



Alertar a população quantos aos riscos do consumo de carne abatida clandestinamente. Esse será o foco de uma série de ações que serão desencadeadas por vários órgãos municipais, como a Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos (Seagri), Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Divisão de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, além da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).
Uma reunião com o objetivo de discutir as propostas foi realizada ontem terça-feira (20), na sede da Seagri. Segundo a representante da Vigilância Sanitária, Jamile Adorno, um cronograma de atividades será estabelecido para que as ações sejam desenvolvidas o mais breve possível. “Iremos capacitar agentes de saúde e endemias para que estes profissionais atuem orientando a população sobre os riscos de contaminação. Os professores também serão capacitados com o intuito de trabalhar em sala de aula com o tema”, explica.



Para o secretário Ozeny Moraes, o objetivo é informar a população sobre as doenças que podem ser adquiridas ao consumir carne de origem duvidosa. “Vamos promover em conjunto um trabalho de educação sanitária nas escolas municipais e residências da sede e do distrito de Feira de Santana. Precisamos sensibilizar pais, alunos e professores para que eles não consumam este tipo de carne e tornem-se sejam os multiplicadores desta idéia”, ressalta.
O secretário informa que em 2012, cinco alunos da rede municipal serão premiados ao escrever uma redação sobre o tema “Educação Sanitária no combate ao consumo de carne clandestina”. “Os cinco primeiros alunos que redigirem bem sobre o tema proposto vão ganhar um laptop. O professor que tiver o maior número de alunos premiados também ganhará outro equipamento”, revela.
Estiveram presentes também na reunião, a representante da Secretaria de Educação, Diva Machado; representante da Vigilância Epidemiológica, Juliana Andrade; Alex Bastos, diretor executivo da Associação de Frigorífico do Nordeste; Gustavo Machado, representante do Frigorífico Campo do Gado; e Monalisa Cruz, representante da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

Nenhum comentário: