O papel do negro na televisão, teatro e no cinema será tema de palestra na abertura do Novembro Negro, nesta sexta-feira, 21, às 9h30 no estacionamento interno da Prefeitura de Feira de Santana. Para abordar o tema, o ator do filme “Ó Pai ó”, Jorge Washington, será o palestrante.
Atuante no movimento negro na Bahia, Jorge Washington Rodrigues da Silva, é um dos grandes defensores dos papeis que os negros representam nas produções artísticas no país. O tema da palestra será: “Os negros, a arte e a cultura”.
O ator começou sua carreira artística atuando no grupo de teatro do Calabar. Em 1978, fez o IV Curso Livre de Teatro da Universidade Federal da Bahia (Ufba), com direção de Deolindo Checcucci. Depois disso, já são 21 anos de atuação no Bando de Teatro do Olodum, formado por atores negros.
Jorge Washington é o único ator que participou de todas as montagens do grupo teatral, num total de 31, entre elas: “Essa é a Nossa Praia”, “Ó pai ó” (teatro, filme e série), “Cabaré da RRRaça” e “Áfricas”.
No ano passado, no dia da Consciência Negra, ele participou de um debate na rádio Tudo FM. Na oportunidade, Jorge Washington desabafou sobre a representação do negro na televisão. O ator afirmou “que nunca mais fará um papel na pele de um negro ‘bestializado’”.
O Novembro Negro em Feira de Santana será realizado entre os dias 21 e 23 de novembro. Durante os três dias haverá diversas apresentações culturais e artísticas, com representantes do movimento negro no município. Os locais das atividades serão o estacionamento interno e externo da Prefeitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário