Apresentar e discutir alternativas para melhorar a qualidade de vida da população de uma das regiões mais castigadas pela seca. Com esses objetivos, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) realiza desta terça a sexta-feira (4 a 7), no campus da instituição, a IX Feira do Semiárido, que este ano aborda o tema ‘Diversidade Cultural e Políticas Públicas para o Semiárido’.
Participam do evento professores, pesquisadores e estudantes de diversas instituições de ensino do país. Serão realizadas atividades no campus universitário, inclusive em estandes, com a presença de expositores de dezenas de municípios baianos, que mostrarão os seus produtos.
Paralelo à Feira, acontece a I Semana Nacional de Agronomia, com o tema ‘Agricultura Familiar: caminhos para uma produção sustentável no semiárido’. Durante as atividades, abertas ao público, serão discutidos o respeito às identidades e aos modos de viver, a elevação da produtividade e alternativas para a sociedade e o meio ambiente.
“A Feira vai chamar a atenção para os saberes, fazeres e as potencialidades do semiárido, observando a capacidade de homens e mulheres para o desenvolvimento sustentável, sem perder de vista a diversidade regional”, afirma a professora Sandra Nívea Sores de Oliveira, da comissão organizadora.
Evento
Realizada desde 2003, a Feira reúne mais de 600 participantes a cada ano, contribuindo para autonomia política, cultural e econômica frente aos desafios socioambientais, socioculturais, além de apontar possibilidades de emancipação para o desenvolvimento do semiárido.
As atividades terão início às 18h desta terça, no anfiteatro, localizado no módulo 2, campus universitário, com uma mesa redonda sobre ‘Políticas Públicas para o Semiárido’, com a participação da professora doutora Silvania Lúcia da Silva Lima, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Está prevista ainda apresentação cultural, com peleja entre os artistas Antônio Queiroz e Paraíba da Viola.
A programação completa está disponível no portal da universidade. Outras informações também podem ser obtidas pelo telefone (75) 3161-8254.
Nenhum comentário:
Postar um comentário