sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Feira de Santana é destaque em fórum sobre Educação Pública

Representantes políticos e educacionais de todas as regiões brasileiras participaram na última semana, do Fórum de Líderes da Educação Pública, dentre os quais, a secretária de Educação de Feira de Santana, Jayana Ribeiro. Organizado pela Comunidade Internacional de Cooperação na Educação – MindGroup, o evento aconteceu no Hotel Sheraton, em São Paulo, e teve como tema Habilidades & Cooperações para o Século XXI – Sociabilizando Desafios & Casos de Sucesso.

 Um dos temas da programação foi abordado no segundo dia de atividades pela secretária Jayana Ribeiro que falou sobre as mudanças que a gestão fez nos últimos dois anos em Feira de Santana para oferecer condições mais apropriadas de desenvolvimento às escolas públicas municipais.

 “Temos o Programa Mediação, com uma serie de ações, como a parceria, intervenção, valorização e organização das escolas municipais, investindo na formação dos gestores e professores e também na eficiência das escolas. Nosso currículo foi construído de maneira coletiva, com fases definidas e que dão base a uma nova forma de fazer educação”, reforçou a secretária.

 Além de Feira de Santana, outras cidades de diferentes regiões brasileiras apresentaram suas práticas educacionais bem sucedidas. Outra novidade foi a divulgação do estudo sobre “O Perfil Cognitivo e Socioemocional do Estudante Brasileiro”, conduzido por Sandra Garcia e Tadeu da Ponte, pesquisadores da MindGroup.

 A programação do evento também contemplou estratégias de gestão para preparar as escolas públicas para um cenário projetado para o Brasil em 2030, caminhos curriculares e referências práticas para implementação efetiva de projetos inovadores. Destacou-se a importância de integrar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, de mensurar o progresso de forma direcional e inovar na forma de ensinar e aprender.

 De acordo com Emílio Munaro, diretor executivo da MindLab e responsável pelo evento, a atividade promoveu uma troca de informações e experiências fundamentais para o progresso no setor educacional público. “É preciso cada vez mais criar espaços para dialogar e destacar as boas práticas”, ressalta.

Nenhum comentário: