sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Permissividade feirense

Por Alberto Peixoto

Permissividade: Este adjetivo que aceita comportamentos que outros reprovariam define, literalmente, o que ocorre no centro da cidade de Feira de Santana, principalmente no que se diz respeito ao trânsito desordenado e a invasão dos feirantes com suas barracas de frutas, verduras, entre tantos outros. 

 Nestes casos, a certeza da impunidade é o principal motivador que alimenta todas as atitudes irresponsáveis, não só no trânsito, como em todos os segmentos. Não adianta querer colocar a culpa nos maus condutores de veículos que estacionam em fila dupla, acionando o pisca-alerta e, provavelmente, achando que o veículo fica invisível; não respeitam a sinalização entre diversas outras infrações.

 Para variar, claro que com o apoio total e irrestrito da permissividade, a Avenida Noide Cerqueira foi transformada em uma pista de autódromo onde os irresponsáveis de Feira de Santana, à noite, fazem “pegas” – corrida ilegal de carros também conhecidas como “rachas” – colocando em risco a vida dos transeuntes. Que se saiba, providências ainda não foram adotadas.

 No início do mês de novembro, em um destes pegas noturnos, ocorreu um atropelamento onde a vítima, o jovem Timbinha, filho do Forrozeiro Timbauba Albuquerque, teve as duas pernas fraturadas, vindo a sofrer 3 cirurgias. Esta prática irresponsável e nociva causa diversos prejuízos à sociedade e àqueles que transitam normalmente pelo local, e até aos próprios praticantes que deveriam ser responsabilizados mesmo quando não há vítimas fatais.

 Geralmente nestes ambientes são encontrados álcool, drogas, roubo de equipamentos e acessórios automotivos, prostituição, entre outros. Segundo pesquisas, o maior número de vítimas é contabilizado para terceiros. Na maioria dos casos, os envolvidos em pegas quando vão a júri, não recebem penalidades compatíveis com seus delitos. Esta prática é um grande problema social e que os gestores, não só de Feira de Santana, mas de todo o país, tem que tomar com muita urgência as devidas providências.

Nenhum comentário: