sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Mobilização no centro da cidade chama atenção para o cuidado com a saúde

O Centro de Atenção ao Diabético e Hipertenso (Cadh) encerrou a semana de atividades, que tiveram como tema “Vida saudável e diabetes”, com a oferta de exames de fundo de olho - importante na detecção da retinopatia, que pode levar a cegueira – testes de glicemia, aferição da pressão arterial, confecção do cartão SUS, atividades recreativas, cortes de cabelo e massagem corporal. 

“Chamamos a atenção da comunidade para a importância de um estilo de vida mais saudável para evitar o diabetes”, disse a coordenadora do Cadh, Andréia Silva. Ela destacou que, conforme a Organização Mundial da Saúde, a estimativa é que em 2025 haverá 380 milhões de pessoas, em todo o mundo, com a doença.

 “O diagnóstico precoce é fundamental. Se a pessoa tem o risco em desenvolver a doença deve logo procurar o acompanhamento e fazer as avaliações com freqüência. Com isso, estará se prevenindo de futuras complicações, como a cegueira, amputações em um dos membros, diálise e as doenças cardíacas, como infarto e o derrame”, afirmou a endocrinologista, Suzete Matos.

 Segundo ela, quando o nível glicêmico é de 100mg/dl a 126 mg/dl indica alteração. “Essa é a fase que chamamos pré-diabética, onde se deve iniciar o acompanhamento imediato para evitar as complicações que chamamos de crônicas”. Acima de 126 mg/dl a pessoa é considerada diabética. “Ela deve seguir as orientações médicas corretamente e fazer uso das medicações”, acrescentou. 

Novembro Azul

 Os homens, por sua vez, também foram conscientizados a buscar os serviços de saúde e, sobretudo, a se prevenir do câncer de próstata, principal foco do movimento Novembro Azul. Passaram por atendimento clínico, puderam aferir a pressão, realizar o teste de glicemia e, ainda, saíram com as guias de solicitação de exames laboratoriais e de encaminhamento para o urologista. Também foram disponibilizados os testes rápidos da sífilis e da hepatite e vacinação.

 “Os homens devem cuidar da sua saúde durante todo o ano. Contudo, aproveitamos este mês para chamar a atenção deles quanto à importância de estarem se prevenindo contra o câncer de próstata e outras doenças e intensificar a oferta de serviços que são disponibilizados nas unidades de saúde diariamente”, disse a coordenadora do Programa Saúde do Homem, Kátia Simone.

 O aposentado Sebastião Santos, 62 anos, contou que faz acompanhamento todo o mês. Diabético procura controlar os níveis de açúcar no sangue, seguido as recomendações, e não deixa de realizar o exame da próstata, a cada ano. “Tenho medo em adoecer, por isso não vacilo com a minha saúde”. Após verificar o nível glicêmico, ficou feliz com o resultado. “Está tudo bem, graças a Deus”.

 A secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, observou que o acesso à saúde inclui não somente os atendimentos nas unidades, mas em promover palestras, orientações e atividades que chamem a atenção das pessoas, como as mobilizações. O prefeito José Ronaldo de Carvalho também prestigiou a ação.

Nenhum comentário: