segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Curso na Uefs vai capacitar profissionais para atuar em casos de desastres

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) iniciou as inscrições para o curso preparatório destinado a atendimento e identificação de vítimas de desastres, que será realizado entre os dias 11 e 13 de dezembro próximo. A iniciativa é voltada para peritos, policiais e alunos de cursos de graduação e pós-graduação e tem o objetivo de preparar profissionais de saúde e da rede de segurança para atuar em casos de desastres aéreos e automobilísticos.

 O evento, organizado por professores da instituição, tem a participação de diversos setores da sociedade como polícias Federal, Civil, Militar e Rodoviária Federal. As inscrições podem ser feitas pelo site do curso.

 As atividades buscam ainda integrar as disciplinas de medicina legal e odontologia legal, oferecidas pelos cursos de direito, medicina, odontologia e enfermagem da Uefs, além de criar um grupo de referência em medicina e odontologia legal para o Norte e Nordeste do país.

 O propósito final é elaborar um plano de contingência para atuação em desastres aéreos. Já estão confirmados os palestrantes Carlos Eduardo Palhares (Perito Criminal Federal e presidente do Interpol DVI Steering Group), Rafael Guerra (pesquisador da Universidade de Harvard) e o tenente coronel Antonio Julio Nascimento Filho (Corpo de Bombeiros).

 O evento é dividido em duas etapas - teoria e prática. No curso teórico serão realizadas oficinas de planejamento baseadas no protocolo para investigação de desastres da Interpol. A parte prática acontecerá em um espaço montado no campus universitário, onde os participantes treinarão.

Nenhum comentário: