segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Uefs outorga título a Carloman Borges de Professor Emérito post mortem

O reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, José Carlos Barreto, e o vice-reitor, Genival Corrêa, convidam a comunidade para a solenidade de outorga do Título de Professor Emérito post mortem concedido pelo Conselho Superior Universitário ao Professor Doutor Carloman Carlos Borges. A solenidade será realizada segunda-feira (10), às 19h, no Anfiteatro, módulo 2, campus universitário. 

Nascido em Frei Paulo, Sergipe, em 11 de março de 1931, Carloman Borges faleceu em Feira de Santana em 3 de fevereiro de 2010.

 Foi um dos fundadores da Uefs, em 1976, mas já em 1970 atuava na então Fundação Universidade Estadual de Feira de Santana (Fufs), que deu origem à atual Universidade.

 Na área das Ciências Exatas, notabilizou-se como professor de Matemática desde a década de 1950 em diversos níveis de ensino. O professor Carloman Borges foi um dos batalhadores na criação da Escola de Engenharia da Universidade Católica de Salvador. Também atuou como professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), do Estado da Bahia (Uneb) e do Sudoeste da Bahia (Uesb), além da Uefs, na qual era lotado no Departamento de Ciências Exatas.

Primeiro doutor da Uefs, Carloman Borges fundou o Núcleo de Educação Matemática Omar Catunda (Nemoc), entidade responsável, dentre outros, pelo curso de pós-graduação lato-sensu em Educação Matemática, recomendado pela Capes. O Nemoc também publica, periodicamente, o Folhetim em Educação Matemática, que já foi reproduzido em órgãos de comunicação como o Jornal Feira Hoje.

Nenhum comentário: