sábado, 28 de março de 2015

A Petrobrás e o avanço tecnológico brasileiro


Por Alberto Peixoto

Os avanços tecnológicos trazidos pelas pesquisas da Petrobrás agregaram valores incomensuráveis à tecnologia de ponta brasileira, principalmente no que diz respeito à engenharia naval e civil; engenharia de produção e ambiental, como nas múltiplas empresas de prestação de serviços e entre diversos outros segmentos. 

A tecnologia científica desenvolvida pela maior produtora de barris de petróleo e gás natural do mundo, a Petrobrás, mesmo atravessando uma enorme crise criada com fins mórbidos, o de desestabilizá-la para ser privatizada, como é o desejo da oposição ao governo Dilma, não é nada trivial. É uma tecnologia desenvolvida para superar desafios, tornando seu produto cada vez mais sustentável, através de esforços significativos, o que não falta aos seus funcionários.

 No Rio de Janeiro, a organização possui um centro de pesquisa aplicada mais importante do mundo, onde é desenvolvido um moderno modelo de parceria tecnológica com universidades e institutos de pesquisas através de redes associadas, que propicia formação de laboratórios de última geração, capacitação de pesquisadores e elaboração de projetos que darão suporte para um crescimento de uma produção mais otimizada.

 Todo este crescimento obtido nestes últimos anos foi fundamental na descoberta do pré-sal e na prospecção de petróleo em águas profundas, acontecimento considerado o mais importante da última década. Esta tecnologia só a Petrobras detém e está contribuindo para as diversas quebras de recordes em produção de barris no mundo, gerando oportunidades de empregos e desenvolvimento da indústria nacional. A Petrobrás é sinônimo de progresso; é tecnologia de ponta superando desafios. Não vamos entregar nosso maior patrimônio aos estrangeiros. A Petrobrás é fundamental para o crescimento da economia nacional.

Nenhum comentário: