sexta-feira, 13 de março de 2015

Aplicativo que vai ajudar a combater dengue e chikungunya é apresentado

As autoridades de saúde acabam de dar um importante passo para o combate à dengue e à febre chikungunya em Feira de Santana. O teste rápido e gratuito, lançado recentemente, permite diagnosticar o vírus das duas doenças em apenas 20 minutos. O teste tem eficácia de 99,8%. Com o uso de um aplicativo para celular também tem a função de mapear e localizar focos das duas doenças.  

Na primeira fase do projeto, da Secretaria Estadual de Saúde, serão distribuídos aparelhos para a realização de exames em Salvador e no interior do estado. “Feira de Santana é uma das três cidades contempladas. As outras são Ribeira do Pombal e Riachão do Jacuípe, onde também já ocorreram casos das doenças”, informa a secretária Municipal de Saúde, Denise Mascarenhas.

 Técnicos da Vigilância Epidemiológica dos três municípios se reuniram no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana, onde foi realizado um treinamento para o uso da nova tecnologia.

 O teste já é registrado na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e foi validado pela Sesab em laboratório. Agora será submetido a validação em campo.

 “Precisamos ampliar as ações de prevenção e controle da dengue e febre chikungunya, e Feira de Santana, onde o trabalho é bem planejado, se torna um município estratégico pela sua estrutura e organização na área de saúde”, destaca a superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), Ita de Cássia, que compareceu ao encontro.

Nenhum comentário: