terça-feira, 10 de março de 2015

Pacto com Municípios pela Alfabetização é ampliado para alunos do 4ºe 5º anos

O Pacto com Municípios pela Alfabetização, projeto realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia que visa alfabetizar as crianças na idade certa - até os 8 anos -, está sendo ampliado para alcançar, em 2015, os estudantes do 4º e do 5º ano, envolvendo toda a primeira fase do ensino fundamental. A medida é mais uma ação articulada com municípios baianos para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem, de acordo com o Pacto pela Educação na Bahia, programa proposto pelo governador Rui Costa que vai ser lançado ainda em março.

 A ampliação foi anunciada nesta terça-feira (10), em videoconferência realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Avenida Paralela, em Salvador, com transmissão para todos os 27 Núcleos Regionais de Educação (NRE) do Estado. Na ocasião, também foi divulgada a criação do posto de coordenador pedagógico, ampliando a rede de apoio à formação do professor alfabetizador e um reforço para que os municípios enviem os planos municipais de educação até junho, dentro das ações do Programa de Apoio à Educação Municipal (Proam).

 Parceria 

 Presente no evento, o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, ressaltou a importância da parceria com os municípios. “Este encontro é fundamental para discutirmos os trabalhos desenvolvidos pela secretaria junto aos municípios, em várias áreas, incluindo o processo de alfabetização, orientação para elaboração do Plano de Ação Articulada (PAR), do Ministério da Educação, e o assessoramento para os planos municipais”. 

 A coordenadora geral do Pacto com Municípios, Nadja Amado, também falou sobre a ampliação do projeto. “Levar o Pacto para o 4º e 5º ano é muito importante para a consolidação do processo de alfabetização das crianças. Vamos formar estes professores para que possam qualificar e melhorar a qualidade do ensino, contribuindo para a elevação dos indicadores educacionais dos municípios, entendendo os processos formativos como ciclos contínuos”.

 O projeto é realizado com os municípios baianos em regime de colaboração, unindo esforços, recursos e conhecimentos pedagógicos para garantir a alfabetização na escola pública. Atualmente o pacto beneficia mais de 367 mil estudantes em 21 mil salas de aula, em 403 municípios.

 Para desenvolver o projeto, o município participante disponibiliza orientadores de estudo que vão formar os professores alfabetizadores. Estes orientadores participam de formações nos polos distribuídos no estado. A Secretaria da Educação realiza também o acompanhamento e a avaliação do projeto, assim como a publicação e distribuição de materiais pedagógicos.

Nenhum comentário: