domingo, 4 de setembro de 2016

Curso preparatório do Ifba é implantado em Base Comunitária no Bairro da Paz


Moradores do Bairro da Paz, em Salvador, foram beneficiados com a assinatura de um convênio entre o Instituto Federal da Bahia (Ifba) e a Polícia Militar (PM), por meio da Base Comunitária de Segurança (BCS) do bairro, que visa capacitar jovens da região com o curso preparatório Pré-Ifba. O objeto é prepará-los para o ingresso no nível técnico da instituição.

 “Para nós, é uma oportunidade única ajudar e dar suporte a essa comunidade. A quantidade de interessados nos impressionou desde o primeiro dia, a turma é composta por 54 alunos, entre 14 e 18 anos, e a sala está sempre cheia. Os instrutores são alunos da Ifba que passam por um processo de seleção. As matérias que ofereceremos aqui são geografia, português, história e matemática.”, explicou o comandante da BCS/Bairro da Paz, capitão Henrique Nunes.

 A presença do curso na comunidade ajuda os jovens a superar as dificuldades. É o caso de Caroline Nunes, 18 anos, que, cursa o terceiro ano do ensino médio pela manhã e trabalha à tarde. “São muitas dificuldades, como o cansaço mental, o estresse e a falta de tempo que atrapalham muito as horas de estudo, mas a vontade de vencer e a paciência dos professores nos ajudam a continuar. Eles são muito bons e não nos deixam desistir”, destacou a aluna.

 Para a professora de Geografia, Sara Regina, o convênio entre a base comunitária e a PM representa uma possibilidade de mudança para a vida dos jovens. “Esse curso ajuda a melhorar a expectativa dos jovens dessa comunidade, conhecida pela violência e criminalidade. A gente sente que está dando um empurrão na direção certa, não somente para o acesso ao Ifba, mas para outros aspectos da vida, a gente percebe a vontade forte que eles possuem de melhorar”, afirmou.

 Além deste preparatório, a BCS/Bairro da Paz está planejando desenvolver, em 2017, outras propostas na área da Educação, como curso pré-vestibular e preparatório para concursos, que serão estendidos também para outras bases comunitárias do estado, onde existam campus do Ifba.

Nenhum comentário: