sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Mutirão de Cirurgias inicia atendimento a pacientes de Ipiaú e região


Com o objetivo de reduzir a fila de espera para procedimentos médicos como cirurgias de hérnia epigástrica, hérnia umbilical, colecistectomia (retirada da vesícula) e histerectomia (retirada do útero), o Mutirão de Cirurgias acaba de ser iniciado na Bahia pelo município de Ipiaú, no sul do estado.

 Lançada em agosto, a ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), prevê a realização de 400 cirurgias em moradores de Ipiaú, Aiquara, Barra do Rocha, Dário Meira, Ibirataia, Itagi, Itagibá e Jitaúna. Ao todo, em um ano, 13 mil pessoas devem ser atendidas em todas as regiões da Bahia.

 Nesta sexta-feira (2), o titular da Sesab, Fábio Vilas-Boas, e a primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, conferiram de perto a primeira fase dos atendimentos em Ipiaú, na estrutura montada na Praça Rui Barbosa, região central da cidade. "Havia uma quantidade grande de pacientes com diagnóstico de doenças que poderiam ser corrigidas por meio de cirurgias e não conseguiam uma oportunidade nos hospitais. São cirurgias de pequeno ou médio porte e de obrigação dos municípios. Por esta razão, o Estado começou o programa por Ipiaú, para suplementar essa ação que não vinha sendo feita nos últimos anos", afirmou Fábio.

 As cirurgias serão realizadas no Hospital Geral de Ipiaú (HGI) a partir da próxima segunda (5). "Estamos oferecendo a rede hospitalar da Bahia. Adaptamos o hospital [HGI] e fizemos investimentos para que as cirurgias pudessem ser realizadas na nossa rede hospitalar, já que o município não tem ainda uma rede hospitalar contratualizada para fazer essas cirurgias", acrescenta o secretário.

 Nos três primeiros dias da ação, os pacientes são submetidos a exames pré-operatórios como eletrocardiograma, ultrassonografia e, para quem tem mais de 45 anos, raio-X do tórax. Em seguida, eles são avaliados por um médico cirurgião e um anestesista. Moradora de Itagibá, a técnica de enfermagem Silenilde Ribeiro, 49, realizou nesta sexta (2) todos os exames para retirar o útero, após ter recebido a confirmação da presença de miomas no órgão.

 "Está sendo um privilégio muito grande participar dessa ação. Fiquei surpresa porque soube na terça-feira [do problema de saúde] e no mesmo dia me cadastrei. No dia seguinte, ligaram pra mim para agendar. Eu não teria condições de pagar. Se os exames já estão caros, imagine uma cirurgia dessa", comenta a técnica de enfermagem.

 Os exames são feitos em dois caminhões e a avaliação médica em um ônibus adaptado com consultório. Até domingo (4), 160 pacientes devem passar diariamente pela estrutura montada em praça pública. A seleção dos nomes que compõem a Lista Única é feita pelas secretarias municipais de Saúde, que também auxiliam no transporte dos pacientes.

 Há dois anos, o poeta Adelson Carvalho, 70, morador de Ipiaú, foi diagnosticado com uma hérnia no umbigo e agora terá a possibilidade pôr fim à dor que sente sempre que se levanta ou abaixa. "Um mutirão desse na minha cidade, na minha região, que é o Médio Vale do Rio das Contas, é uma atitude divina. Na rede privada, cobram até R$ 6 mil para fazer uma cirurgia dessa. É muito caro. E aqui a gente vai fazer sem gastar nada". Após Ipiaú, o Mutirão de Cirurgias segue para Maracás (nos dias 12 e 13) e Camaçari (nos dias 15 e 18).

Nenhum comentário: