domingo, 18 de setembro de 2016

Feiras científicas movimentam escolas da Rede Estadual


As escolas da rede estadual de ensino da Bahia estão promovendo feiras de ciências para que os estudantes compartilhem pesquisas e produções científicas desenvolvidas em sala de aula. As atividades servem de incentivo à iniciação científica onde são alinhados os conhecimentos teóricos à prática através de invenções, que buscam soluci
onar questões do cotidiano.

 Em Salvador, o Colégio Estadual Bolivar Santana, realizou nesta sexta-feira (16), a 11ª edição da Feira de Ciências e teve como tema central a Sustentabilidade. Diversas produções científicas e maquetes foram expostas e apresentadas para toda a comunidade escolar.

 O estudante Adilson dos Santos Junior, 18 anos, do 3°, apresentou o “Robô de combate a incêndios”, criado juntamente com seus colegas. “O robô é capaz de entrar em matas incendiadas para combater as chamas com mais precisão, sem oferecer riscos ao ser humano”, explica o jovem inventor.

 O professor de Matemática, Marcio Sérgio Almeida, ressalta que os projetos são desenvolvidos de forma interdisciplinar onde os estudantes relacionam conteúdos de várias disciplinas e são estimulados a pesquisarem dados que vão além do que estudam em sala de aula. “Eles se envolvem durante todo o processo, atuando como protagonistas de suas próprias criações”, diz o educador.

 Na próxima segunda-feira (19) é a vez do Colégio Estadual Regina Simões, em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador, realizar a Feira de Ciências da unidade escolar. O evento também reunirá todas as pesquisas e inventos produzidos pelos estudantes onde foram aplicados conhecimentos de disciplinas como Química, Matemática, Física, Geografia e outras. Confira a matéria completa no site da Secretaria da Educação.

Nenhum comentário: