quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Obras de requalificação melhoram acessibilidade no Centro Antigo de Salvador

Foto: Ascom Dircas/Conder

O projeto Pelas Ruas do Centro Antigo é uma das primeiras grandes obras brasileiras de urbanização que segue as normas de acessibilidade e o desafio de implantar melhorias em ruas antigas. Com esse projeto, o Governo da Bahia vai proporcionar infraestrutura urbana em mais de 260 ruas, dos 11 bairros que formam o Centro Antigo de Salvador. Os serviços estão sendo executados pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur).

 “As obras de requalificação urbana em várias ruas do Centro Antigo, incluindo o Centro Histórico e Pelourinho, têm em comum, além da valorização de áreas históricas da capital baiana, a proposta de garantir também acessibilidade para baianos e turistas que queiram circular e conhecer o berço da cultura baiana e sua importância na formação do povo brasileiro”, explica o gestor da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas/Conder), Maurício Mathias.

 Serviços

 Aos poucos, as calçadas danificadas, obstáculos para quem quer circular pela região do Centro Antigo de Salvador, vão sendo alargadas, ganhando rampas de acessibilidade, piso tátil, travessias para pedestres, 13 quilômetros de ciclofaixas, além de faixa de serviços ao longo do passeio, onde deverão ser alocados postes, lixeiras e dispositivos de sinalização para facilitar o acesso de pedestres e pessoas com necessidades especiais.

 “Estamos trabalhando para deixar o Centro Antigo de Salvador ainda mais atrativo para os moradores e visitantes. As intervenções vão valorizar o que nós já temos, dando mais mobilidade e conforto para as pessoas”, enfatiza Maurício Mathias.

 Pelô Acessível 

 O Governo da Bahia implantou a rota acessível com intervenções de melhoria do acesso de baianos e turistas com deficiência ou mobilidade reduzida ao Pelourinho. O projeto Pelô Acessível - elaborado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e executado pela Conder - compreende um circuito de 1,3 quilômetros de extensão, iniciando no Cruzeiro do São Francisco.

 Além da instalação de rampas na Fundação Casa de Jorge Amado e no Museu da Cidade, também foram alargadas as calçadas ao longo da Rua Gregório de Matos, que contornam o alto do Largo do Pelourinho, seguindo pela Rua Alfredo de Brito e terminando no Terreiro de Jesus.

Nenhum comentário: