quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Pacientes do SUS podem fazer tomografia que detecta câncer

O diagnóstico precoce de um câncer pode significar a cura da doença. Foi pensando na produção de novos biomarcadores, que podem ser usados para prever quão agressivo é um câncer e, ainda, a identificação, em um determinado paciente, de quais terapias podem ser mais adequadas, que o Complexo Médico Delfin submeteu um projeto e foi contemplado no Programa Estadual de Incentivo à Inovação Tecnológica (Inovatec), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti).

 Como contrapartida social, a Secti garantiu que a entidade privada ofertasse, gratuitamente, a centenas de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), a realização de tomografias por emissão de pósitrons computadorizadas (PET-CT), que utiliza glicose radioativa para determinar se há células cancerígenas e qual o grau da doença.

 Seguro e indolor, o procedimento só pode ser marcado mediante solicitação médica, por meio da Central Estadual de Regulação de Alta Complexidade da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio dos telefones (71) 3117-5749 e (71) 3117- 5759.

Nenhum comentário: