segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Detran-BA lança programa de atendimento a vítimas de acidentes

Foto: Carol Garcia/GOVBA

As pessoas que sofreram algum tipo de sequela, independentemente da gravidade, e familiares de vítimas fatais de acidentes de trânsito em Salvador agora têm um espaço especialmente construído para acolhê-los. O núcleo do Pró-Vítimas, programa do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), vai oferecer assistência jurídica, social e psicológica em uma sede localizada no bairro do Rio Vermelho. O projeto, que começa a funcionar já na primeira semana de outubro, foi lançado oficialmente na manhã desta segunda-feira (19), na sede do Detran-BA, durante o início da Semana Nacional de Trânsito.

 No espaço Pró-Vítimas, uma equipe multidisciplinar - formada por psicólogo, assistente social, orientador jurídico e outros profissionais - vai orientar as vítimas e familiares sobre como proceder em relação aos acidentes, incluindo instruções referentes ao Seguro Danos Pessoais Causados por Veículo Automotores de Vias Terrestres (DPVAT).

 Segundo a coordenadora do núcleo Pró-Vítimas e ouvidora do Detran-BA, Cíntia Carvalho, a primeira sede atende a demanda de Salvador, mas a ideia é expandir a iniciativa. “O Pró-Vítimas vem para dar amparo, apoio e orientação para que as pessoas possam seguir suas vidas de forma menos dolorosa. Estamos trabalhando em parceria com todas as entidades e interessados nessa grande causa, que vai desde a Secretaria da Saúde [Sesab] até a Polícia Rodoviária Federal [PRF], além de órgãos da administração municipal como a Transalvador”, explica a ouvidora.

 Os atendimentos serão realizados no Espaço Maria Alice, localizado na Rua Barro Vermelho, nº 32, no Rio Vermelho. Os telefones do Pró-Vítimas, que também começam a funcionar em outubro, são (71) 3033-3849 (71) 3022-3849. Até lá, a Ouvidoria do Detran-BA segue atendendo a demanda de acidentados e oferecendo informações sobre o serviço.

 Semana Nacional de Trânsito

 O lançamento do núcleo Pró-Vítimas marca o início oficial da Semana Nacional de Trânsito, que segue até o próximo domingo (25) com o tema ‘Seja + 1 por um trânsito + seguro’. A programação deste período inclui ações na capital e no interior do estado como workshop, atividades lúdicas de trânsito para alunos de escolas públicas, palestras e blitzes educativas.

 De acordo com o diretor-geral do Detran-BA, Lúcio Gomes, todas as iniciativas têm o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de um trânsito seguro. “É preciso refletir sobre as estatísticas de trânsito e sobre as normas que precisam ser cumpridas. Este é um momento em que a gente pode alertar a população sobre os graves acidentes que acontecem nas vias. Essas atividades vão trazer mais consciência e pacificação no trânsito”.

Nenhum comentário: