segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Governo beneficia mais 8,4 mil pessoas com casa própria

Governador Rui Costa inaugura os Residenciais Caminho do Rio e Morada dos Pardais, no município de Camaçari

Mais 2,1 mil moradias construídas pelo programa Minha Casa, Minha Vida em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, foram entregues na manhã desta segunda-feira (5) pelo governador Rui Costa. As unidades beneficiam 8,4 mil moradores do município e fazem parte dos residenciais Caminho do Rio e Moradas dos Pardais I e IV. O investimento total nas obras foi de R$ 134,3 milhões.

 Segundo o governador o Minha Casa, Minha é o segundo maior programa habitacional do mundo. “Só a China tem um programa maior que o do Brasil”, afirmou. Ele ainda explicou porque considera o Minha Casa Minha Vida mais que um programa habitacional. “O povo que precisa vai pagar 10% do valor da casa e o governo federal vai pagar 90%, é por isso que eu chamo de programa social. São famílias que há muito tempo esperam para realizar o sonho da casa própria e que agora podem estufar o peito e gritar essa casa é minha”, ressaltou.

 A dona de casa Ana Cláudia Barros, 29 anos, vai morar com o marido e mais três filhas na nova casa. Ela fala da diferença entre pagar aluguel e a prestação da casa própria. “Eu pagava R$ 250 de aluguel, fora água e luz, e ainda tem as despesas da casa. Aqui vou pagar R$ 80 no imóvel que é meu, vai sobrar para pagar a parcela, para comprar móveis para a casa, e vou pagar o que é meu, não é dos outros”, disse.

 Nito Ruas já mora há dois anos em um empreendimento do Minha Casa Minha Vida que fica ao lado do que foi inaugurado nesta segunda-feira. Pai de um recém-nascido, ele está desempregado, mas ainda assim diz que a prestação cabe no bolso. “É uma prestação pequena. Aqui a gente tem como pagar sem comprometer as outras despesas da casa, onde vivem quatro pessoas”.

 Cada imóvel dos empreendimentos entregues nesta segunda-feira possui dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço, com piso cerâmico em todos os ambientes. Atendendo às exigências de qualidade do programa, o residencial é equipado com infraestrutura completa, pavimentação, redes de água, esgotamento sanitário, drenagem e energia elétrica e disponibilidade de acesso ao transporte público. Somente em Camaçari, são 63,5 mil pessoas beneficiadas por meio do Minha Mina Casa, Minha Vida, com a contratação 15,9 mil imóveis.

 Outras ações

 E os benefícios levados pelo Governo do Estado para a cidade não se limitam à habitação. Rui antecipou que na próxima semana retorna ao município para dar a ordem de serviço da construção de uma maternidade e inaugurar uma nova unidade de imagem no Hospital Geral, com tomógrafo e ressonância magnética novos. “Em breve nós também vamos inaugurar a estrada da Cetrel completamente recuperada, e vamos recuperar a Estrada da Cascalheira e as vias de acesso ao Polo Petroquímico”, completou.

Nenhum comentário: