segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Projeto oferece aulas de tango, tribal, dança aérea e Le Parkour

Tango, tribal, dança aérea e Le Parkour no #DançaEmMovimento

O diálogo entre o corpo em movimento com objetos, gestos, sons, imagens e pensamentos amplia as possibilidades do fazer artístico da Dança. É dentro desta perspectiva que o projeto #DançaEmMovimento, desenvolvido por alunos do curso técnico da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado (Funceb), também inclui estilos pouco convencionais, indo da dança aérea em lira ao teatro físico.

 Com inscrições abertas, as aulas e palestras gratuitas do projeto seguem até 16 de setembro. "A dança é muito mais do que uma sequência de movimentos. E quando nós criamos este projeto foi para mostrar o quanto é uma área ampla e que dialoga com diversas linguagens artísticas e também com o cotidiano", afirma Meirejane Lima, aluna da Escola de Dança da Funceb e idealizadora do #DançaEmMovimento ao lado dos colegas Douglas Rodrigues e Lyu Barbosa.

 Além de oferecer aulas de dança afro, moderna, contemporânea e urbana, o projeto dispõe de aulas de tango, tribal fusion, dança e poesia, dança contemporânea baseada na técnica de hibridação da dança com esportes urbanos de ação, como BMX, Street e Le Parkour.

 O bailarino Alisson George acabou de se formar pela Escola de Dança da Funceb e é um dos professores dos Cursos Livres, ensinando Dança de Salão junto com Jocélia Freire. Responsável por ministrar aula de Tango dentro do #DançaEmMovimento, ele observa um crescimento do interesse por este e outros ritmos.“Muitas pessoas preferem fugir das danças tradicionais para ampliar o conhecimento. Porque dança não é só dança. É aprendizagem”, resume.

 A grade também incluiu uma aula de Teatro Popular. Orientada por Dêvid Gonçalves, integrante do Grupo Anexus, a oficina abordou técnicas de movimentos corporais e construção de cenas através do processo de improvisação. "O principal objetivo das atividades é construir uma independência dos participantes durante as intervenções propostas, dessa forma o aprendizado é feito de maneira mais livre", afirma Dêvid.

 Segunda Etapa

 O #DançaEmMovimento disponibiliza aulas e palestras gratuitas à população de Salvador. Iniciado no mês de julho, o projeto já promoveu cerca de 30 oficinas. Na última semana, avançou para a segunda etapa, com a programação de 23 encontros de professores e alunos até 16 de setembro, quando serão realizados um aulão e apresentações diversas para celebrar o encerramento da iniciativa.

 Neste segundo momento, os participantes não precisam se inscrever antecipadamente, pois as inscrições são feitas no momento da aula. A programação completa pode ser acessada na fanpage do projeto. As aulas acontecem na própria Escola de Dança da Funceb, localizada no Centro Histórico, na capital baiana.

 O #DançaEmMovimento tem o apoio dos professores da própria instituição e adesão de professores e artistas independentes e ligados a outras organizações. A Escola de Dança da Funceb pertence ao Centro de Fomação em Artes (CFA) da Funceb, entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

Nenhum comentário: