quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Produtos da agricultura familiar da Bahia participam de evento na Itália

Foto: Ascom/SDR

Produtos selecionados derivados do licuri, umbu, maracujá da caatinga, cacau e mel estarão expostos e para a comercialização durante o Terra Madre 2016, que começa nesta quinta-feira (22), em Turim, na Itália. A delegação baiana é formada por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e agricultores familiares.

 Organizado pelo Movimento Slow Food, o evento reúne 150 países, com uma programação diversificada, voltada para a produção de alimentos que se enquadrem nos princípios de qualidade, limpeza e preço justo. O Terra Madre acontece a cada dois anos e está na 7ª edição.

 O Brasil estará representado com um total de 30 produtos, sendo cinco deles da Bahia. Fóruns de discussão, venda de produtos, degustações, ecogastronomia, debates e visitas técnicas visando melhorar as fragilidades de alguns produtos serão realizados até a próxima segunda (26).

 O coordenador comercial da Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), José Gonçalves, participou de todas as edições do evento internacional e está levando o umbu nas versões de doce de corte e compota. “A expectativa com a participação no Terra Madre é de trocar experiências com outros empreendimentos e buscar novos e possíveis mercados na Europa”, destaca.

 Segundo Gonçalves, a participação em eventos é de suma importância porque contribui para o crescimento do empreendimento, além de ampliar os conhecimentos sobre alimentação e deixar um legado das culturas dos diversos participantes. Durante o evento, o superintendente da Agricultura Familiar (Suaf/SDR), Marcelo Matos, fará apresentação das ações do Governo da Bahia para a agricultura familiar. Matos participa ainda de uma visita de estudos na Região de Veneto, no período 27 a 29 de setembro.

Nenhum comentário: