sexta-feira, 23 de julho de 2010

Bar gay na China fecha antes mesmo de abrir

O Ministro da Saúde Chinês, Chen Zhu, disse que de 32% de todas as vítimas do HIV foram infectadas em relações homossexuais masculinas. Inspirado pelo dado, o médico chinês Zhang Jiambo, especializado em AIDS e também dono de um bar destinado ao público gay, resolveu transformar o seu bar em um espaço educacional, onde homens homossexuais poderiam se encontrar, socializar e também receber educação de como prevenir que o vírus se espalhe. Ele chegou a pedir um empréstimo da prefeitura da província de Dali para montar o estabelecimento.
O bar deveria ter sido aberto no dia 1º de dezembro, o dia mundial de combate ao HIV, mas foi fechado prematuramente devido a uma reação negativa do próprio público. O motivo foi o bar ter sofrido uma cobertura exaustiva por parte da mídia chinesa, e muitos dos clientes e dos trabalhadores voluntários, com medo da exposição, nem apareceram para a inauguração. O estabelecimento chegou a fazer uma abertura experimental em novembro, e muitos dos voluntários aos métodos do bar tiveram suas fotografias e nomes divulgados na mídia.
Como resultado, muitos destes voluntários foram alvos de homofobia - mesmo vários nem sendo homossexuais - e sofreram preconceito de seus compatriotas. O frenesi causado pela mídia desencorajou Zhang a abrir o estabelecimento, e ele cancelou a inaguração

Nenhum comentário: