segunda-feira, 26 de julho de 2010

Celebração para Santana

A Catedral Metropolitana de Senhora Santana ficou pequena para receber os inúmeros fiéis que foram assistir à celebração eucarística, em comemoração ao dia da padroeira. A missa, iniciada às 10 horas desta segunda-feira (26), marcou também a abertura dos preparativos para o Jubileu de Ouro da Arquidiocese, que será comemorado em 2012, no mesmo dia festivo.
Durante a homilia, o arcebispo metropolitano, dom Itamar Vian, destacou que “Santana recebe um culto especial entre os santos, pois colaborou com o plano de Deus ao educar sua filha, na obra do Espírito Santo, para fazer frutificar os dons maravilhosos postos por Ele na alma da futura mãe do Senhor. Foi no seu ventre que Deus predestinou Maria a tornar-se a mãe de Jesus, salvação dos pecadores”.
Dom Itamar também questionou aos presentes como fazer para comemorar bem o jubileu e respondeu que geralmente essas datas são marcadas com placas ou monumentos, mas a intenção da Arquidiocese é deixar para a comunidade uma igreja viva.
Para a fiel Laura Inês de Oliveira, 65 anos, Santana é "uma santa com todo poder divino, que intercede por nós junto ao Pai. Hoje, especialmente, é comemorada a grande festa em seu louvor, por ser padroeira de Feira de Santana. Por isso, está sendo louvada por todos os seus adeptos”.
Ao final da missa foram entoados o Hino à Feira e o Hino à Santana. Líderes de todas as paróquias do município e de algumas cidades da região receberam uma cruz benta por dom Itamar e uma carta de preparação para o jubileu.
O prefeito Tarcízio Pimenta participou da celebração acompanhado do vice-prefeito Paulo Aquino e de secretários municipais. No meio da tarde, às 16 horas, saída procissão de Santana, com saída da Catedral e percorrendo as principais ruas do centro.

Nenhum comentário: