terça-feira, 20 de julho de 2010

Saude/Fim da greve dos anestesistas


Os anestesistas que prestam serviço a rede de saúde de Feira de Santana decidiram retornar ao trabalho, pondo fim a greve que durava 45 dias. A decisão foi anunciada no início da tarde desta terça-feira (20), após reunião com o prefeito Tarcízio Pimenta.
Com a decisão, os anestesistas retornam ao trabalho a partir desta quarta-feira (21). Caberá aos hospitais a remarcação das cirurgias eletivas, suspensas com o início da greve da categoria.
O retorno foi decidido após compromisso assumido pelo Governo Municipal de se manifestar acerca das reivindicações da categoria, tão logo tenha resposta de consultas feitas ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e ao Ministério da Saúde.
A reunião também discutiu outros avanços. Um deles é a criação do serviço de consulta pré-anestésica. O sistema será criado com a finalidade de oferecer um suporte ainda mais amplo aos pacientes.
“Vamos analisar todas essas questões. O Governo Municipal sempre fez questão de dialogar. Só assim, encontraremos uma solução viável e legal para situação ora apresentada”, disse o prefeito Tarcízio Pimenta.
O encontro contou, além do prefeito, com as presenças do secretário de Saúde Rafael Pinto Cordeiro, vereador Getúlio da Silva Barbosa, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, e representantes dos anestesistas.
Iracema Brandão, presidente da Associação dos Hospitais e Serviços de Saúde - Regional de Feira de Santana, assegurou assim como os demais representantes da categoria, o retorno ao trabalho.
A anestesista Sandra Paschoalin reconheceu a impossibilidade da Prefeitura em reajustar a tabela usada para pagamento dos procedimentos médicos. "Sabemos que é algo que a Prefeitura não pode interferir", admite.
O secretário de Saúde, Rafael Pinto Cordeiro, afirmou que todos os procedimentos adotados serão pautados dentro da legalidade. “A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, vai buscar soluções pautadas na lei”, disse.




Nenhum comentário: