quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Brasil celebra Dia Mundial da Ação Humanitária com estrutura reforçada

O Brasil comemorou nesta quinta-feira (19/8) o Dia Mundial da Ação Humanitária apresentando uma estrutura inédita e coordenada do processo de prestação de assistência humanitária, capaz de atender regiões brasileiras e outros países com eficiência e agilidade.

O atendimento às vítimas das enchentes em Alagoas e Pernambuco são exemplos da agilidade dessa nova estrutura. Além de ações de Defesa Civil, o governo disponibilizou aos estados um crédito extraordinário de R$ 1,97 bilhão para a reconstrução das localidades atingidas. Durante visita às áreas alagadas no Nordeste, o presidente Lula reafirmou a diretriz de seu governo. “É um compromisso moral, é um compromisso político, é um compromisso humanitário a gente ajudar”, disse ele.

Somente nos primeiros oito meses de 2010, a ajuda humanitária brasileira a outros países atingiu a marca de R$ 33,3 milhões, com destaque para a atuação no Haiti após terremoto que destruiu o país caribenho em janeiro deste ano ano. Em um ato de mobilização nacional, o Brasil disponibilizou ao governo haitiano, de forma imediata, mais de uma tonelada de água potável, 361 toneladas de medicamentos e 2.598toneladas de itens como comida, roupas e agasalhos, mobilizando 156 missões, 3,3 mil horas de voo, três navios de grande porte, além de recursos financeiros.

“Atento à necessidade de atender da melhor forma possível vítimas de catástrofes naturais e conflitos armados, o governo brasileiro vem aprimorando o processo de prestação de ação de assistência humanitária. Pela primeira vez, há uma coordenação estruturada e com recursos para esse fim”, explicou Milton Rondó, Coordenador-Geral de Ações Internacionais de Combate á Fome.

Nenhum comentário: