segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Lançamento do programa Cidade Educadora

A Prefeitura de Feira de Santana em parceria com a Editora Aymará lançam o programa Cidade Educadora, nesta terça-feira (24), às 18 horas, no Spazzio Eventos e Convenções. A iniciativa visa despertar nas pessoas a consciência de uma cidadania ativa, transformando a educação por meio de materiais inovadores e ações na comunidade.
O programa oferece alternativas em educação que garantem resultados concretos. É composto da Coleção Cidade Educadora, da Espiral Educadora, da Formação de Professores e de monitoramento e avaliação constante.
O Cidade Inovadora possibilita preparar crianças, jovens e adultos não apenas para uma formação curricular, mas também para valorizar o diálogo com o outro. É concebido tanto para escolas públicas quanto para particulares, mas em Feira de Santana está contemplando as escolas da rede pública municipal por iniciativa do Governo Municipal.
Os alunos são incentivados a assumir o papel de protagonistas do próprio conhecimento e não de reprodutores dos modelos tradicionais. Os professores, por sua vez, são os catalisadores desse processo, que ultrapassa as fronteiras da escola, envolvendo toda a comunidade e sempre valorizando as experiências locais.
A partir da iniciativa são criados elementos que possibilitem aos professores, alunos e à comunidade o acesso permanente à educação. Consequentemente, as pessoas envolvidas no programa aprendem a transformar a realidade local por meio de recursos físicos, humanos e teóricos.
Uma Cidade Educadora é um lugar onde todas as ações públicas orientam as pessoas a "aprender a aprender" e onde a escola assume seu papel de promotora das transformações em toda a sociedade.

Nenhum comentário: