segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Saúde/Campanha de Vacinação Antirrábica Animal

Começou em toda a Bahia, numa iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias estadual e municipais de Saúde. A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, com o slogan Proteja seu cão, gato e você também! Vacine seu animal contra a raiva”. A campanhia vai até 23 de setembro, tem como principal objetivo eliminar os casos de raiva humana oriundos da raiva canina e felina, vacinando no mínimo 80% da população animal.
Segundo a coordenadora do Grupo de Trabalho de Raiva da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), Fátima Cristina de Souza, o Brasil assegurou o compromisso com a Organização Mundial de Saúde (OMS), através do Plano Nacional de Eliminação da Raiva Humana Transmitida por Animais Domésticos, de eliminar a raiva humana transmitida por cães e gatos até 2012.
Durante a campanha, a Sesab estima vacinar nos 417 municípios baianos 1,7 milhão de cães e 361 mil gatos. Para alcançar esta meta, as vacinas estão sendo disponibilizadas nas unidades de saúde dos municípios, nas zonas urbanas e também casa a casa ou em postos móveis em ruas e bairros e nas zonas rurais.
Técnicos do GT-Raiva advertem que a vacinação é indiscriminada e que devem ser imunizados todos os cães e gatos a partir de um mês de idade, independente do estado vacinal anterior. Todos os cães e gatos que já receberam a primeira dose devem tomar um reforço vacinal com 30 dias.

Nenhum comentário: