quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Campanha de vacinação animal começa dia 23

Campanha de Vacinação Antirrábica Animal será iniciada, na segunda-feira (23), em todo o estado, numa iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias estadual e municipal de Saúde. A campanha, que vai até 23 de setembro, tem como principal objetivo eliminar os casos de raiva humana oriundos da raiva canina e felina, vacinando no mínimo 80% da população animal.
De acordo com dados do GT-Raiva da Sesab, o registro do último caso de raiva humana na Bahia foi em 2004, em Salvador. Este ano, até agora, foram diagnosticados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) 30 casos de raiva animal em outras espécies, como bovinos, raposas e morcegos. No ano passado, foram registrados cinco cães positivos, sendo três na Região Metropolitana de Salvador, um em Ribeira do Pombal e um na região de Juazeiro.
Durante a campanha, a Sesab estima vacinar 1,7 milhão de cães e 361 mil gatos. Técnicos do GT-Raiva advertem que a vacinação é indiscriminada e que devem ser imunizados todos os cães e gatos a partir de um mês de idade, independente do estado vacinal anterior. Todos os cães e gatos que já receberam a primeira dose devem tomar um reforço vacinal com 30 dias. Com relação ao cartão de vacinação, ele deve ser guardado pelo proprietário do animal e apresentado durante a imunização.

Nenhum comentário: