sábado, 14 de agosto de 2010

Samu prestes a completar seis anos

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) completa seis anos no mês de setembro. Prestar atendimento com qualidade e agilidade e atender às chamadas em menor tempo possível, visando preservar vidas, é o principal objetivo do serviço, como define a coordenadora-geral, Maíza Ribeiro Macedo, ao fazer um balanço das ações do órgão em Feira de Santana.
“A tendência é promover melhorias e o crescimento gradativo do serviço, ampliando as condições no atendimento à comunidade”, afirma. Em média, o socorro aos pacientes tem ocorrido entre 10 e 12 minutos - exceto em localidades mais distantes e de difícil acesso.
Porém, o Samu de Feira de Santana enfrenta alguns problemas e adversidades para o cumprimento de sua jornada diária - 24 horas de prontidão -, a exemplo dos trotes e a falta de conhecimento de parte da população sobre o real objetivo e os critérios de atuação da unidade, que faz somente atendimento nas áreas de urgência e emergência, ou seja, de natureza traumática, clínica, pediátrica, gineco-obstétrica e de saúde mental.
Mais de 37 mil chamadas e solicitações foram feitas pela população no primeiro semestre deste ano. Desse número, mais de 11 mil foram trotes. “Um trote pode significar a vida de uma pessoa, pois a equipe pode estar sendo deslocada para atender uma ocorrência inexistente, enquanto um fato verídico pode estar precisando urgentemente de uma ambulância”, observa a coordenadora.

Nenhum comentário: