terça-feira, 26 de abril de 2011

Convênio garante recursos para Micareta

O Governo Municipal assinou convênio com a Embasa, no início da noite desta terça-feira (26), visando patrocínio no valor de R$ 310 mil para investir na Micareta de Feira de Santana 2011. A parceria foi firmada na sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, pelo prefeito Tarcízio Pimenta e o diretor presidente da estatal, Abelardo de Oliveira Filho, acompanhado do secretário estadual de Comunicação, Robson Almeida.

Além da assinatura do convênio, que também prevê apoio e marketing durante a realização da festa, no período de 28 deste mês a 1º de maio, Abelardo de Oliveira confirmou a pretensão de celebrar mais dois convênios entre a Embasa e a Prefeitura de Feira de Santana, visando a ampliação do sistema de abastecimento de água encanada para comunidades dos distritos de Ipuaçu e Bonfim de Feira.

Durante a audiência, o prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou a pretensão do Governo Municipal estreitar ainda mais a parceria com a Embasa visando assegurar qualidade de vida às comunidades da zona rural. Destacou a necessidade de dar prosseguimento às obras que já vêm sendo executadas e também a promoção de outras vitais para o desenvolvimento da cidade.

Um dos convênios propostos pela Prefeitura prevê a execução de projeto de ampliação do sistema integrado de água, localizado no distrito de Ipuaçu. "O projeto está pronto, já encaminhado à matriz da Embasa, estudado e viabilizado tecnicamente pelo Núcleo Regional da Embasa em Feira de Santana", destaca o secretário municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Ozeny Moraes.

Outro convênio visa a implantação de extensão de rede de abastecimento de água encanada com reforço de rede. Levará água do Sistema Boca da Mata, Santa Maria, Terra Nova, que faz parte do integrado de Santo Estevão. A captação será feita em Cavunge, município de Ipecaetá, objetivando água para a localidade de Caboronga, distrito de Bonfim de Feira, atendendo a mais de 120 famílias.

Ozeny Moraes observa que a comunidade de Caboronga já tem um sistema com ligações domiciliares, antes abastecidas por um poço artesiano, que baixou a vazão, deixando mais de 80% dos municípios desabastecidos. "Mesmo com a perfuração de dois novos poços, todos secos, o poço hoje existente foi aprofundado mais 42 metros, totalizando 84 metros de profundidade, a vazão ficou insuficiente para atender os 120 domicílios na comunidade", frisou.

Nenhum comentário: