quinta-feira, 14 de abril de 2011

CAMPANHA DE VACINAÇÃO DO IDOSO CONTRA GRIPE COMEÇA DIA 25 DE ABRIL

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em conjunto com as secretarias municipais de Saúde, inicia, no próximo dia 25 - prosseguindo até o dia 13 de maio -, mais uma Campanha de Vacinação contra Influenza (gripe), tendo a população de idosos como público alvo preferencial. Este ano, também serão vacinados, os trabalhadores de saúde, crianças menores de dois anos e gestantes, totalizando, em todo o País, cerca de 29 milhões de pessoas.

Na Bahia, a população alvo a ser vacinada contra a gripe é de aproximadamente 1,3 milhão de pessoas com idade a partir de 60 anos, inclusive os que se encontram em casas de repouso, abrigos, asilos, entre outras instituições. A vacina deve também ser aplicada em cerca de 190 mil trabalhadores de saúde de unidades que fazem atendimento para a influenza, 266 mil crianças na faixa etária entre seis meses e menos de dois anos, 20 mil indígenas e 273 mil gestantes, totalizando em torno de 1,8 milhão de pessoas.

As campanhas de vacinação do idoso foram iniciadas pelo Ministério da Saúde há 12 anos e registraram uma queda significativa nas hospitalizações por pneumonias e doenças bronco-pulmonares crônicas na população alvo. “Esperamos, como nos anos anteriores, o comparecimento em massa dessas pessoas às unidades de vacinação”, disse a coordenadora do Programa de Imunizações da Sesab, Fátima Guirra.

O principal objetivo da campanha é reduzir a morbimortalidade e as internações causadas pela influenza na população com idade a partir de 60 anos, crianças entre seis meses e menos de dois anos, gestantes, profissionais de saúde e indígenas. A influenza é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, altamente contagiosa, que tem ocorrência com maior intensidade no final do outono e durante o inverno. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a cada ano, aproximadamente 600 milhões de pessoas apresentam um episódio de gripe.

Para a população idosa serão disponibilizadas também a vacina dupla adulto, que protege contra o tétano e a difteria, com o objetivo de atualizar a situação vacinal, e a vacina pneumocócica, indicada para pessoas asiladas ou hospitalizadas, principalmente diabéticos, pneumopatas, cardiopatas e outros que ainda não foram vacinadas.

Durante todo o período da campanha, a vacina contra influenza estará disponível nas unidades de saúde dos municípios. No Dia Nacional de Mobilização (30 deste mês), a vacina também será aplicada em postos instalados em locais de grande concentração de pessoas e postos volantes.

A enfermeira Fátima Guirra lembra que a vacinação é anual devido às características dos vírus influenza, que apresentam diversidade antigênica e genômica a cada ano. Ela adverte que é importante diferenciar a gripe do resfriado comum, que pode ser causado por diversos vírus e possui características benignas e tem recuperação mais rápida. No caso da gripe, que pode ser prevenida por vacina, os sintomas são mais intensos e é contagiosa, podendo provocar surtos epidêmicos e levar até a morte.

Nenhum comentário: