quinta-feira, 14 de abril de 2011

Alunos da FTC Feira realizam ação de saúde na Queimadinha


Um grupo de 30 alunos do curso de Enfermagem da FTC Feira participou ontem (13) da ação realizada no bairro Queimadinha, como parte do projeto De Olho nos Bairros, em parceria com o programa de Olho na Cidade, da Rádio Sociedade. Os estudantes foram orientados pela articuladora de Estágio Ana Mary Freitas, com o tema Saúde do Homem.

Os alunos se distribuíram para o atendimento à comunidade, com serviços de aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar, bem com a realização de palestras educativas para estudantes da Escola Estadual Edelvira de Oliveira e agentes comunitários de saúde, que também participaram da ação. Todo o trabalho foi transmitido ao vivo pelo radialista Jorge Bianchi e equipe.

Nas palestras, os ouvintes tomaram conhecimento de doenças que atingem os homens de forma específica, a exemplo do câncer de próstata, como evitá-las e o tratamento adequado. “Para os estudantes, é uma excelente oportunidade de saírem da sala de aula e conhecerem a realidade, em contato direto com a comunidade, associando conhecimento teórico e prática”, avaliou a articuladora Ana Mary.

A agente comunitária de saúde Célia Regina Conceição e Silva, mesmo já tendo conhecimento das informações, disse que é interessante o profissional estar sempre atualizado, para conduzir seu trabalho de forma eficiente. “As questões relativas à saúde do homem ainda não são muito divulgadas”, admitiu a agente. O aposentado Manoel da Silveira, 69 anos, concordou. “Muita coisa eu não sabia”, disse.

Outra agente de saúde, Edleuza Nascimento da Cruz, elogiou a iniciativa. “O importante é atender a todos”, afirmou. Já Jucelina Teles, 68 anos, sabe muito bem tudo o que pode ser feito para prevenir os problemas que podem vir com a idade. Ela esteve na escola para aferir a pressão e fazer o teste de glicemia e fez ainda teste de acuidade visual. “São coisas que nunca vi por aqui”, contou.

A Escola Edelvira de Oliveira está localizada no Cruzeiro da Queimadinha e tem 850 alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, nos três turnos. Na avaliação da diretora, Rosemere Silva Nunes, a ação possibilita levar a comunidade para dentro da escola e fazer com que os moradores valorizem mais as iniciativas. “É isso que está faltando na educação, a integração da escola com a comunidade”, frisou.

Nenhum comentário: