segunda-feira, 18 de abril de 2011

Operação “Paz nas Escolas”: Guarda Municipal apreende 48 armas nos colégios de Feira de Santana



Carol Seixas

Na operação intitulada “Paz nas Escolas”, iniciada no dia 08 de abril, a Guarda Municipal de Feira de Santana apreendeu 48 armas “brancas”, como facas, punhais e peixeiras nas mochilas dos estudantes. Até a última sexta-feira (15), também foi encontrado um revolver de brinquedo idêntico a uma arma original, dois cachimbos de crack e estiletes de fabricação caseira, feitos com partes de caneta e gilete.
Segundo o comandante geral da Guarda Municipal de Feira de Santana, Marcos Vinícios Alves dos Santos, além da apreensão, a Operação “Paz nas Escolas” também realiza palestras educativas.
“Essa operação foi motivada por denúncias de tráfico de drogas e ameaças de mortes no interior das escolas. Precisamos conscientizar as crianças e adolescentes. Os pais devem limitar essa liberdade desenfreada dada aos filhos”, destaca Marcos Vinícios.
A exemplo da violência nas escolas, o comandante relatou a briga entre dois adolescentes na última quinta-feira (14), no Colégio Estadual Euricles de Matos, em Salvador, onde um garoto de 14 anos feriu o ombro do colega de 17 com um objeto cortante não identificado.
“Não podemos deixar que essas ações continuem acontecendo. Essa operação é importante para coibir essas ações violentas e prevenir futuras tragédias como a de Realengo, onde 12 crianças foram assassinadas dentro da escola”, ressalta.
O comandante da Guarda Municipal destacou que na última sexta-feira (15), um aluno de 11 anos, do colégio Ana Brandoa, precisou do acompanhamento de duas viaturas para chegar a sua residência em segurança, pois estava sendo ameaçado de morte por outro estudante.
Segundo o comandante, as armas apreendidas serão encaminhadas para a Delegacia do Adolescente Infrator. “Se por acaso, a DAI não receber as armas, estas serão levadas ao Ministério Público. Com essa ação vamos alertar os estudantes que escola é local de aprendizado e não de violência. Peço aos pais que observem seus filhos e ensinem o caminho do bem, pois essas crianças são futuro da nossa nação”, explica.


Prevenção

Marcos Vínicios destaca que a campanha é educativa e, por isso, os pais dos alunos flagrados com armas na escola estão sendo apenas notificados. A operação seria finalizada no mês de abril, mas a Guarda Municipal pretende visitar as escolas durante todo ano letivo.

Marcos Vínicios comandante geral da Guarda Municipal

Nenhum comentário: