quarta-feira, 27 de abril de 2011

DETRAN BAHIA ADOTA SERVIÇO DE VISTORIA ELETRÔNICA DE VEÍCULOS

Os proprietários de veículos que precisarem passar pela vistoria veicular agora poderão realizar o serviço também em empresas credenciadas ao Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), por meio da Vistoria Eletrônica. A empresa prestadora do serviço é credenciada ao órgão nacional, tendo a obrigatoriedade de se registrar ao Detran devido à necessidade de integração tecnológica para emissão do Laudo de Vistoria, sendo esta uma inovação baiana destinada a melhor controlar a prestação dos serviços aos usuários.
De acordo com o diretor de veículos do órgão, Robson Pacheco, a empresa credenciada fica responsável por capturar a imagem da numeração do motor do veículo, quando não for possível ao vistoriador do órgão assim proceder, ou realizar a vistoria quando o proprietário assim optar, pagando uma taxa que varia de R$ 60 a R$ 80, otimizando o tempo de espera do cidadão.
“O serviço também continua a ser oferecido gratuitamente, na sede do Detran-BA, SAC's do Salvador Shopping e Paralela, e nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans)”, informa o diretor.
A novidade é que agora, essas empresas são seis no estado e possuem uma ligação direta com o banco de dados do Detran, passando a cadastrar digitalmente as informações obtidas na ocasião da vistoria como a placa de identificação, número do Renavam, checagem do chassi e do número do motor do veículo, auxiliando no combate a clonagem e reduzindo a possibilidade da existência em diversos veículos de chassis e motores duplicados por fraude, furto ou erro de fabricação.
Após o cadastro, as informações são registradas no Sistema de Controle de Laudo de Vistoria (SCLV), responsável pelo gerenciamento, controle e fiscalização de todo o processo do serviço. O projeto, usado ainda em caráter experimental, está passando por alguns ajustes com a finalidade de detectar possíveis falhas na transferência de dados da empresa para o Detran.
A vistoria é realizada em serviços de transferência de propriedade, mudança de arrendatário, de categoria, de município, alteração de características, alienação, segunda via do Certificado de Registro Veicular (CRV), - nos casos de furto, extravio ou perda do documento -, gravação ou regravação do chassi e motor. Mais informações pelo call Center do Detran/BA - (71) 3535-0888.

Nenhum comentário: