quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Fórum Municipal de Álcool e Drogas


Profissionais das áreas de saúde, educação e segurança pública estão reunidos no Centro de Cultura Maestro Miro, durante o VII Fórum Municipal de Álcool e Outras Drogas, que tem como propósito capacitar profissionais para melhor atuação no trabalho de prevenção e recuperação de dependentes químicos. O Fórum é uma iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Gutemberg de Almeida.
O encontro foi aberto na manhã desta quarta-feira (24), às 8h30, com as presenças do prefeito Tarcízio Pimenta; secretário municipal de Prevenção à Violência, Mizael Freitas; diretora da Rede Própria de Saúde, Gilberte Lucas; coordenadora do CAPS AD, Carolina Carvalho; coordenadora de Saúde Mental, Rosana Falcão; médico psiquiatra do CAPS AD, Leonardo Barreto e a terapeuta ocupacional Rosângela Costa Sampaio.
Constam na programação palestras e mesas redondas sobre dependência, impacto do uso de drogas na sociedade, estratégias de intervenção no tratamento do tabagismo, uso de álcool e outras drogas no ambiente de trabalho, legalização da maconha, dispositivos de atenção para dependentes químicos no município, dentre outros.

De acordo com a coordenadora do CAPS AD, Carolina Carvalho, o evento tem como objetivo alertar profissionais e a sociedade para o problema de saúde pública que se tornou o uso de substâncias tóxicas e entorpecentes.
“O Fórum marca as comemorações ao Dia Contra o Tabagismo e, além de capacitar os profissionais e multiplicar conhecimentos, visa mudar a visão da sociedade com relação aos usuários de drogas, que na verdade precisam de ajuda. É preciso que se conscientizem, ainda, de que este é um problema de saúde pública que atinge todo o mundo”, destacou.
Ações e investimentos nas áreas de tratamento e de prevenção foram destacados pelo prefeito Tarcízio Pimenta. “Todos nós precisamos ter uma parcela de contribuição nesta área, com atenção maior para as ações preventivas. Levantamento do Ministério da Justiça aponta crescimento dos índices de homicídios e o envolvimento com o tráfico de drogas. Diante deste quadro preocupante é necessário agirmos para evitar que as estatísticas de criminalidade cresçam ainda mais”, enfatizou o gestor municipal.

O secretário Mizael Freitas ressaltou a importância de debater a formulação de políticas públicas de prevenção e combate ao uso de drogas. “Iniciativas como esta vem a somar à política de atenção do Município para mudar a situação de jovens e outras pessoas envolvidas com álcool e outras drogas”, afirmou. A programação segue até as 18 horas. Nesta quinta-feira (25) as palestras vão acontecer das 8h até as 12 horas.

Nenhum comentário: