segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Fiscalização no comércio de carnes na feira livre da Estação Nova


Com o intuito de fiscalizar o comércio e abate clandestino de carnes bovinas, caprinas e suínas, a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec) desencadeou a operação denominada de “Boi Malandro”, na manhã deste domingo (21). A ação se concentrou na feira livre da Estação Nova, localizada na avenida João Durval Carneiro, bairro Ponto Central.
A fiscalização foi desenvolvida em parceria com equipe da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), prepostos da Guarda Civil Municipal e do Projeto Feira Cidadã. Mais de mil quilos de carnes foram apreendidas e serão descartadas, além de barracas e balanças de precisão recolhidas.

Segundo o médico veterinário da Divisa, Erivaldo Nogueira, alguns critérios devem ser observados durante a fiscalização como a coloração da carne, exposição e temperatura.
“Precisamos verificar a procedência da carne. Há casos de animais abatidos em decorrência de possuírem alguma doença infecciosa. Os animais que foram abatidos no chão têm uma coloração mais acentuada na carne, o que mostra que o método utilizado para o abate não foi o correto”, explica o médico veterinário.

O secretário municipal, Magno Felzemburg, esclarece que o objetivo da ação não é prejudicar os comerciantes, mas oferecer um produto de qualidade para a comunidade feirense.
“Os vendedores que tiveram suas mercadorias apreendidas, a exemplo de balanças, devem procurar a sede do órgão apresentando a nota fiscal de compra do equipamento. Nosso objetivo também é orientar os feirantes e consumidores sobre os riscos de consumir uma carne de origem ilegal. Os produtos serão destinados para o descarte e logo após serão incinerados”, informa.
O trabalho da Divisão de Vigilância Sanitária contra o abate clandestino é desenvolvido através do Disque Denúncia: (75) 3612-6646.

Nenhum comentário: